A escadaria do Espaço Popular da Sede se transformou, na noite dessa sexta-feira (16/5), em um grande palco de emoção, festa e celebração à cultura popular. Diante de um público estimado em mais de 17 mil pessoas, a cantora Alcione, a Marrom, subiu ao palco e mostrou porque é considerada uma das maiores intérpretes da música brasileira. Com um repertório de clássicos que atravessam gerações, a artista entregou um show inesquecível, repleto de alma, potência e afeto.
Antes da Marrom tomar conta da noite, quem aqueceu os corações da plateia foi o jovem cantor e compositor contagense Juão Jubá. Com carisma e voz marcante, ele apresentou um show com clássicos da MPB, reverenciando as raízes da música nacional com canções de intérpretes consagrados, como Alceu Valença. Jubá é uma das grandes promessas da cena autoral de Minas Gerais e, em junho, lançará seu primeiro EP, Salto Súbito, com composições sobre amor, esperança e autoconhecimento.
O contagense João Jubá abriu a noite inesquecível com sucessos nacionais do Pop Rock e MPB - Fotos: Luci Sallum/PMC
A apresentação de Alcione foi marcada por grandes momentos. Canções como Você Me Vira a Cabeça, Meu Ébano, Juízo Final e a icônica Não Deixe o Samba Morrer foram entoadas em coro por uma multidão emocionada. Em determinado momento do show, Alcione interagiu com o público e, emocionada, agradeceu: “Obrigada, Contagem! Obrigada prefeita Marília Campos pelo carinho e convite”. Em seguida, acolheu com carinho uma fã aos prantos que pedia para dar um beijo na cantora.
A prefeita Marília Campos prestigiou o evento e deu as boas-vindas aos contagenses e visitantes. “Contagem tem muitos motivos para recebê-los. É uma cidade mais bonita e mais adequada para todos, porque aqui promovemos cultura, lazer e esporte de graça. Garantimos a democratização da cultura”. Marília disse que ao circular entre as pessoas ouviu a mesma frase repetidas vezes: “Você realizou o meu sonho” e destacou.
“A gente constrói praça, reforma UBS, investe em educação e assistência, mas também promove sonhos. E sabe qual o maior sentimento de estar aqui? Amor, alegria e estarmos juntos. Isso é o que importa para termos uma cidade melhor. Viva a cultura, viva Contagem, viva a diva Alcione!”.
Prefeita Marília Campos
Sonho e emoção
Além da participação calorosa da plateia, o evento superou todas as expectativas de público e estrutura. Famílias inteiras, grupos de amigos e fãs vindos de diferentes bairros de Contagem e de cidades da região metropolitana ocuparam cada degrau da escadaria com cartazes que traziam manifestações de carinho e pedidos, transformando o Espaço Popular em um verdadeiro mar de vozes e sorrisos. Emocionado, o público compartilhou histórias e sentimentos sobre o show.
Sônia Conceição dos Santos, pedagoga, 56, contou que todos os amigos a associam à Alcione e, por isso, recebeu inúmeras mensagens informando sobre o show, que gerou uma grande expectativa. “Chegamos com quatro horas de antecedência para garantir um bom lugar. E valeu a pena! É uma ansiedade enorme ver a Alcione de perto, cantar com ela, viver esse momento único”. Ela também elogiou as ações culturais da cidade. “Esse tipo de evento é extremamente importante para Contagem. Isso é cultura, é lazer, é uma distração que preenche, que agrega. É algo positivo. Minha família toda está presente. Isso faz bem para a alma, para o coração e para a cidade”.
Alcione cantou e encantou o público que lotou o Espaço Popular da Sede para ouvir os sucessos da artista - Fotos: Luci Sallum/PMC (1), Newton de Castro Resende/PMC (2) e Victor Venâncio/PMC (3)
O dançarino Jefferson Alexandre, 42, dançarino, veio de Belo Horizonte fantasiado de rei para homenagear a rainha do samba e reconheceu como positiva a iniciativa da Prefeitura de proporcionar eventos para a população. “Estou amando estar aqui. Esse tipo de evento é muito importante, não só para Contagem, mas para toda a região. Nem todo mundo tem condições de pagar para ver um show como esse. Quando ele vem de forma gratuita, é um presente. Vim fantasiado de rei para homenagear a Marrom, que é a nossa rainha do samba. E, claro, para homenagear também a cidade de Contagem".
Jaqueline Johnson, 28, operadora de caixa, grávida de nove meses e com parto marcado para o sábado (17/5), confessou estar mais ansiosa pelo show da Alcione do que pela maternidade. “Sou fã dela há muito tempo, amo demais. Estar aqui hoje é a realização de um sonho de verdade. Amanhã, às 6h da manhã, estarei na maternidade para a chegada do meu menino”.
Para o secretário municipal de Cultura, Ramon dos Santos, a noite foi histórica. “O show da Alcione foi mais do que uma apresentação musical. Foi um verdadeiro espetáculo de cultura, história e emoção. Ver uma artista do seu porte, com sua trajetória inigualável, emocionar milhares de pessoas é a prova viva da força da nossa música e do quanto é importante valorizarmos nossos ícones. Foi uma noite memorável para a cultura da nossa cidade”.
Cultura para todos
A realização do show reforça o compromisso da Prefeitura de Contagem com a política de democratização e acesso à cultura e a valorização dos artistas populares. Ao levar grandes nomes da música brasileira aos espaços públicos, a cidade não só proporciona entretenimento de qualidade, como também promove inclusão, identidade e pertencimento, além de movimentar a economia e o turismo.
O evento contou com estrutura de segurança, banheiros, barracas de alimentação com empreendedores da Economia Solidária e organização que garantiu o conforto de todos os presentes. O Vacimóvel também estacionou no local, dando a oportunidade aos presentes de colocarem o cartão de vacina em dia.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos 1.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos 2.